Buscar

Descansar é produtivo!


O verão chegou! E com ele as temperaturas exorbitantes, praias lotadas e, para alguns, as tão esperadas férias {essa palavra parece até um elogio de tão linda!}. E aí, o que você vai fazer?

Mesmo que não saia de férias queremos chamar a sua atenção pra importância do descanso e não só nessa época do ano.

Primeiro leia esse trecho retirado do livro Roube como um artista, de Austin Kleon {grifo meu}: "Reserve tempo pra ficar entediado. Uma vez escutei um colega de trabalho dizer: "Quando fico muito ocupado, fico idiota." Totalmente de acordo. Pessoas criativas precisam de tempo para sentar e não fazer nada. Tenho algumas das minhas melhores ideias quando estou entediado, e é por isso que nunca levo minhas camisas para a lavanderia. Eu adoro passar minhas camisas - é tão entediante que quase sempre gera em mim boas ideias. Se está sem ideias, lave a louça. Faça uma longa caminhada. Fique olhando para um ponto na parede o máximo de tempo que puder. Como a artista Maira Kalman diz: "Evitar trabalho é a maneira de focar minha mente."

Segundo pense na última vez que você descansou, tirou folga, férias, recesso, ficou jogado no sofá ou algum tempo em que você não tinha eu pensar em nada, fazer nada, resolver nada, só fazer o que você quisesse mesmo que fosse dormir 16 horas.

Faz muito tempo? Então você não está produzindo tão bem quanto pode!

O ócio

A ideia de ócio e tempo livre que a maioria das pessoas tem é que nesse tempo elas vão “fazer nada”; só que não é só isso. O ócio está diretamente ligado à noção de autonomia e liberdade de escolha: você terá o tempo que quiser pra fazer o que quiser como quiser pra quem quiser e quem determina tudo isso é você. Mesmo que tenha feito planos você pode desmarcar tudo e continuar sendo feliz e descansado. Essa liberdade toda nos traz muito prazer por dois motivos: 1º Você escolhe o que fazer! 2º Geralmente, você escolhe fazer o que gosta {viajar, ler, correr, ver filme, fotografar, editar, conversar, cozinhar, cuidar do jardim, brincar com os filhos, etc.}.

Os perigos

“Quando não dispomos desse tempo, resumindo a rotina às obrigações diárias, ao acúmulo de atividades que guardam pouca relação com os nossos desejos e à preocupação com o cumprimento de metas, podemos dar sinais sérios de desgaste físico e emocional. Apatia, estresse, irritabilidade, dificuldades no convívio social e familiar (instrumentalização e empobrecimento das relações), cansaço, e até problemas mais graves como enxaqueca, úlceras, doenças cardíacas, sensação de perda do sentido da vida e depressão podem ser um desses sinais”. (Retirado desse artigo).

Percebeu o perigo? O nosso corpo precisa de um terço do dia pra descansar. Nossa mente também precisa de um tempo livre de cobranças e exigências. Descansar é produtivo porque você volta relaxado e até com vontade de trabalhar, volta com novas ideias, com histórias inspiradoras, com momentos bons pra lembrar e com menos chances de desenvolver os problemas citados ali em cima. Por isso...

VAMOS DESCANSAR!!!

Mas não vale dar "aquela olhadinha nos e-mails" {pois isso vai quebrar o ciclo 'mente livre' e te deixar preocupado} nem se encher de atividades ao longo do dia e ficar cansado no seu descanso.

E por falar em descanso... em agosto, um pouco depois do Lampião, nós fomos ao Rio! Ficamos 5 dias naquela cidade que é mais do que maravilhosa, né?! Apesar de cansados fizemos várias programações e passeios legais.

Como o Rio é bem pertinho da gente resolvemos compartilhar com vocês o que fizemos naqueles dias lá :)

PARQUE DAS RUÍNAS

Um dos lugares mais legais que visitamos foi o Parque das Ruínas. Ele está localizado no bairro de Santa Teresa. Nós fomos de Uber até os arcos da Lapa e depois fomos a pé, mas só recomendamos se você estiver com MUITA vontade de caminhar, além de serem ladeiras as ruas são estreitas e parece que nunca vai chegar hahaha. A vantagem é que você pode ir pela Escadaria Selarón {aquela feita de azulejos coloridos} e conhecer mais um ponto turístico da cidade, além de ouvir o sotaque dos gringos e fazer fotos legais.

A estrutura do parque é muito boa: paredes de tijolinho aparente e vidro, escadas de metal, mirante com uma vista espetacular, galeria, auditório, palco e um parque de sons. Saiba mais.

MUSEU DO AMANHÃ, MAR e CCBB

Museus são sempre incríveis, eles nos estimulam a pensar e refletir sobre a arte, o homem, o futuro e o mundo que vivemos. No tempo que ficamos lá visitamos o Museu do amanhã, o MAR e o CCBB que é o Centro Cultural Banco do Brasil no Rio. Recomendo muito todos eles, pois além das reflexões, eles trazem muita inspiração e no apresentam novos artistas e suas ideias.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico do Rio é um lugar lindo, muito grande, com várias plantas diferentes, ótimo pra fazer piquenique e fotos <3.

Cactário, lagos, parquinho, mirante, museus... mais informações no site do jardim.

Então é isso!

Que venha 2017!

#descanso #produzir

33 visualizações