Buscar
  • Fernando Borges

Trabalhando Em Casa | Por Fernando Borges



Acho que desde criança o meu sonho era trabalhar e morar no mesmo lugar, sempre fui apaixonado pelos lofts de New York que eu via nos filmes e me imaginava neles. Já me sinto realizado só em pensar que já acordo no trabalho e levanto mais tarde do que levantaria se eu tivesse que pegar condução, tomar banho, tomar café, me arrumar para ir para outro lugar…

Ter um home office requer MUITA dedicação e força de vontade, é mais difícil que dieta. E não quero te desestimular, mas trabalhar em casa não é para qualquer um, os prós são muito bons e convidativos, MASSSSSS os contras e os riscos…

Na última década tivemos um alto crescimento das pessoas que tem pensado mais sobre qualidade de vida e isso fez com que o trabalho mais informal crescesse dentre os brasileiros. Juntando isso ao ato de que as despesas cada dia são mais abusivas (aluguel, condomínio, luz, água...) a escolha pelo home office tem sido mais comum entre nós.

Eu sou MUITO apegado ao visual e a estética, não é à toa que sou fotógrafo, portanto o primeiro tópico que irei desenvolver no tema de hoje é a organização e arrumação.

Ai meu Deus, a louça de ontem está acumulada.

A organização e arrumação são itens que devem ser tratados com a mesma preocupação de como você escova seus dentes. Principalmente se você recebe clientes no seu home office!

A louça que deixamos para depois, o saco do lixo que a gente sempre acha que dá para mais um dia, a garrafa de água para encher, aquela vassourinha que a gente “esquece”… Não dá para acontecer, mesmo que seja tentador.

Manter o espaço de trabalho organizado te ajuda a ficar com a mente mais livre e tranquila para pensar em outras coisas, particularmente, eu não consigo trabalhar direito sabendo que o banheiro está sujo ou a mesa bagunçada.

Não acumular é a melhor coisa.

Se você trabalha com mais pessoas no seu home office, faça eles entenderem essa logística e coloque-os na escala de limpeza e organização das áreas de uso coletivo.

Ahh, só mais 15 minutinhos, quero dormir!

SIM, isso pode acontecer e é maravilhoso. Você inclusive pode acordar meio dia!!!

Esse é o tópico que pode te fazer ser feliz por escolher trabalhar em casa ou te fazer infeliz por fazer seu trabalho dar errado.

Estabeleça um horário de trabalho e cumpra. Mesmo ele sendo flexível, se obrigue a estar dedicado ao seu trabalho naquela carga horária predeterminada mesmo que seja flexível.

Se você trabalha com mais funcionários é necessário que você adeque sua carga horária para se encaixar em algum tempo com a das outras pessoas para que vocês possam se comunicar, fazer a empresar ter unidade, fora que muitas funções precisam ser resolvidas no coletivo.

Às vezes é difícil se cobrar a trabalhar x horas exatas por dia, essa é a parte que é pior que dieta. Trabalhar em casa também é rotina.

Rasgue o terno e as roupas sociais.

Se você não for lidar com atendimento presencial, você pode trabalhar de pijama, descalço e de cabelo desgrenhado. Um dos grandes benefícios é poder trabalhar como se sente melhor. No meu caso, de pijama, descalço e as vezes com edredom. O bom é que você não terá seu chefe te chamando atenção por não estar com o uniforme da empresa.

Às vezes me sinto trabalhando no Google.

Esses dias paramos numa segunda para assistir a série -Dear White People- e foi maravilhoso. Isso nunca aconteceria numa empresa convencional. Acredito que esse tempo seja um investimento para que o resto do dia seja produtivo e criativo. Principalmente para uma segunda.

Sua família e seus amigos sempre acham que você está à toa em casa.

É incrível como eu ainda tenho que justificar para minha mãe que eu estou trabalhando e não posso fazer tal coisa no horário x. Seus amigos sempre irão te visitar em horário de trabalho, sua família vai ligar incessantemente.... Você precisa estabelecer para eles quase que sempre que você está trabalhando.

O pior é quando minha mãe pergunta: “Ah, mas é em casa né? ”.

Aqui geralmente quando tem alguém trabalhando no sofá a pessoa fala: “ Não estou ‘morsegando’ estou apenas enviando fotos”. Mesmo que ninguém tenha pedido explicação, mas é algo que ainda está no subconsciente.

Trabalho na minha casa, me sinto realizado com isso e é algo que vamos aprendendo a cada dia. Se você quiser saber alguma coisa ou quiser alguma ajuda é só deixar nos comentários aqui abaixo. :]

#homeoffice #trabahandoemcasa #qualidadedevida #paz

202 visualizações
  • Facebook - Black Circle
22.3233.3786 | 22.99890.9330
ateliedaluzfotografia@gmail.com
Campos dos Goytacazes / RJ
PARCEIROS QUE ACREDITAM NA GENTE