Buscar

Ansiedade na Fotografia | Por Marina Costa


Stress, impaciência, desassossego, inquietação, apreensão, preocupação, inquietude, receio, aflição, agonia, angústia.... Você se identifica com alguma dessas palavras? Pois eu sim. Sofro de transtorno de ansiedade desde o ensino médio. Mas por que estou falando disso em um blog de fotografia? Você já vai entender...

O mundo está tão corrido, o imediatismo nos rodeia. Estudos mostram que nas redes sociais as pessoas não olham uma fotografia por mais de alguns segundos, a não ser que ela chame extremamente sua atenção. Além disso, o número de imagens que olhamos por dia é absurdamente grande. O total de likes parece classificar nosso trabalho, e isso nos inquieta. Ver dezenas de outros fotógrafos, famosos ou não, sendo reconhecidos pelo que fazem, nos coloca para baixo, nos sentimos inferiores, não desmerecendo o trabalho do outro, mas sim, o nosso próprio trabalho.

Além desses complexos criados em nós, pela fotografia ser uma profissão que não é nem um pouco linear, onde um mês se trabalha e se recebe mais e em outro, nem sempre aparecem muitos trabalhos, não saber como será o dia de amanhã, acaba nos trazendo ainda mais ansiedade.

Essa é a realidade que nos assombra, e nos resta descobrir como sobreviver e diminuir toda essa cobrança.

PRIMEIRO PASSO: Ver os outros fotógrafos como colegas de profissão, e não como inimigos. As pessoas vão contratar quem elas se identificarem mais com as fotos. PONTO.

SEGUNDO PASSO: Parar de querer que suas fotos sejam iguais a de fotógrafo X ou Y só porque ele tem mais curtidas. Acredite, o número de curtidas não diz nada sobre quem você é.

TERCEIRO E ÚLTIMO PASSO: O mais importante de todos. Aceite suas fotos como parte do seu eu, ou seja, elas fazem parte de quem você é. Se você ainda está na busca para descobrir seu estilo, descobrir onde você se encaixa, fotografe todos os dias, o máximo que puder. Isso fará com que a cada clique, você se redescubra de uma maneira diferente, e consequentemente pare de se comparar com tantos outros.

Esses são os passos que me ajudam a cada dia na luta contra a ansiedade na fotografia. Assim como tudo na vida, não é fácil. Mas quem disse que seria!? Quando realmente amamos tanto uma coisa, não devemos desistir, não é mesmo?

Sigamos juntos, amigos!!!

#ansiedade #fotografia

0 visualização